A proteção da comunidade LGBTQIA+ está entre as prioridades da política externa do Reino Unido durante o ano todo. Por isso, a Embaixada e Consulados no Brasil apoiarão uma série de ações LGBTQIA+. O governo britânico está empenhado em defender os direitos dessa comunidade a nível internacional, apoiando ativistas e combatendo a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero.
Todos, em todos os lugares, devem ser livres para amar quem amam e se expressar sem medo de violência ou discriminação. Governos de todos os níveis, entidades da sociedade civil e instituições internacionais precisam estar unidas para que as pessoas LGBTQIA+ se sintam seguras e sejam tratadas com igualdade e respeito pelo restante da sociedade
Anjoum Noorani, cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro
Entre as iniciativas está ser o patrocinador principal do GayPrix de Vôlei, torneio amador que será realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de junho com times de cinco estados brasileiros. A Embaixada Britânica a em parceria com outras missões diplomáticas também apoia o Festival Internacional de Cinema LGBTI de Brasília, cuja cerimônia de abertura será no dia 08 de junho.
A segunda edição do TriboQ Pride Festival, que acontece entre os dias 26 de junho e 02 de julho no Rio, também conta com apoio. Através da música, arte e cultura, o evento convida os participantes para uma experiência imersiva. A LGBT+ Turismo Expo, que também será sediado no Rio de Janeiro, no dia 20 de julho, contará com a participação do conselho de turismo do governo britânico, o VisitBritain.
Por fim, as representações diplomáticas do Reino Unido também apoiarão as Paradas do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo e Brasília. A primeira acontece no próximo domingo, 11 de junho, enquanto a da capital federal está agendada para 09 de julho.
Durante o mês de junho, a Embaixada do Reino Unido estimula o uso da hashtag #OrgulhoImporta para reafirmar que os integrantes da comunidade LGBTQIA+ devem se orgulhar, e não sentir medo, de ser quem são.

What do you think?