Poderíamos chamar Cidade do Cabo de oásis por conta de sua beleza natural exuberante, com montanha cercada de praias paradisíacas, mas para viajantes LGBTQIA+ essa definição tem outro valor. Em um continente onde 32 dos 54 países criminalizam pessoas LGBTQIA+, a África do Sul acaba sendo refúgio para pessoas queer.
Porém, mesmo tendo sido o primeiro país do mundo a banir a discriminação por orientação sexual na constituição e quinto no planeta a legalizar o casamento homoafetivo, a realidade não é igual em todo território sul-africano. Até mesmo se comparadas, suas duas principais cidades apresentam características díspares. Enquanto Joanesburgo a insegurança atinge de forma ainda mais violenta pessoas LGBTQIA+, com relatos inclusive em aplicativos de cuidado para evitar possíveis sequestros, a Cidade do Cabo se destaca como um dos destinos mais receptivos no mundo e certamente um oásis para a comunidade no continente africano.
Beleza natural, cultura exuberante e agito cosmopolita
Uma viagem à Cidade do Cabo une o que a maioria dos viajantes procuram. Seja qual for seu estilo dificilmente não encontrará atrativos no destino. Seja para relaxar, se aventurar em diferentes passeios, conhecer a cultura africana, se esbaldar nas baladas ou degustar sabores incríveis você terá boas experiências.
A exuberante natureza é marcada pela Table Mountain, símbolo máximo do país, e as praias paradisíacas que a cercam. Começar sua visita pelo alto dessa montanha é uma boa maneira de conhecer melhor a geografia local, mas quem gostar de uma aventura maior uma dica é fazer um passeio de helicóptero. Há outras montanhas famosas, como a Lions Head e os 12 Apóstolos (embora sejam 13 fisicamente).
Sobre as praias há para todos os gostos. Além de escolher uma ou mais para curtir um dia de sol na escaldante cidade, há a possibilidade de conhecer a Boluders Beach, que ficou famosa pela quantidade de pinguins. Curiosamente eles nem sempre estiveram por ali e até hoje há muita divergência do que causou a “invasão”. Mas quando você estiver buscando outra comunidade na areia – a nossa – é na Clifton 3rd Beach que você encontrará pessoas LGBTQIA+ curtindo o sol.
A parte cultural é outro destaque. Não faltam museus e centro culturais para conhecer mais da arte e história da África do Sul. Um dos grandes destaques é a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou 18 dos seus 27 anos na cadeia. Outro ponto interessante e nesse caso instagramável são as casas coloridas de Bo-Kaap. Apesar de ficarem lindas nas fotos, as cores tem uma história de resistência por trás já que eram casas de escravos que precisavam deixa-las totalmente brancas. As cores nas paredes foram gritos de liberdade.
A gastronomia local é outra cultura que merece destaque. Os sabores africanos estão presentes assim como deliciosos restaurantes de chefs renomados espalhados por toda a cidade. Uma das
novidades é o Time Out, mercado gastronômico recém-inaugurado na região de V&A Waterfront, uma deliciosa parte da cidade com lojinhas, bares e restaurante a beira mar com vista para a Table Mountain.
Não só dentro da Cidade do Cabo há atrativos. Conhecer o Cabo da Boa Esperança, que ao contrário do que muitos pensam não é o ponto mais ao sul do continente, vale pela importância história desse marco para as antigas navegações. Uma day trip para lá ainda poderá ser feita junto com outros pontos interessantes pelo caminho.
Já outro passeio próximo, cerca de 60 minutos da Cidade do Cabo, é conhecer a região das vinícolas. Neste caso sugiro deixar algumas noites para dormir nos charmosos hotéis que ficam dentro de algumas. Além de excelente vinícola, com gastronomia de alto padrão, o hotel da Mont Rochelle é um ótimo refúgio para descansar alguns dias e serve de ponto de apoio para conhecer outras vinícolas de Franschhoek.
Para curtir a noite, o agito LGBTQIA+ se espelha por diferentes pontos da cidade, mas a Somerset Road, entre o Green Point e De Waterkant reúne alguns dos points mais famosos da Cidade do Cabo para a nossa comunidade.
Uma ilha de luxo no oásis da Cidade do Cabo
Para tem uma experiência ainda mais exclusiva na Cidade do Cabo, o One&Only Cape Town é um resort que oferece luxo e conforto para deixar sua viagem mais espetacular.
Os quartos no prédio central com vista para a Table Mountain ou os localizados nas charmosas vilas na ilha onde fica a estonteante piscina garantem conforto em espaços amplos decorados com obras de arte e móveis feitos por artistas locais que destacam a natureza sul-africana.
O relaxamento é garantido não só na piscina, mas também no completo e convidativo SPA e pode ser acrescido de experiências gastronômicas únicas nos dois restaurantes ou no charmoso bar do lobby feito para curtir a vista espetacular.
Tudo isso a poucos passos do V&A Waterfront, garantido não só agitação por perto, mas também deslocamento tranquilo para qualquer ponto da cidade ou para os passeios nos arredores da Cidade do Cabo.
What do you think?