A Páscoa está chegando e um velho hábito de degustar doce junto ao café se torna ainda mais especial com os chocolates consumidos na época. Mas qual a melhor técnica e harmonização para que esse momento fica ainda mais prazeroso?
Consultamos Tatiana Nakamura, Coffee Ambassador da Nespresso, que nos explicou que a melhor técnica é começar a degustação com um gole de café, seguido de um pedaço do chocolate, deixando derreter na temperatura da boca e, antes de ser totalmente ingerido, finalizar com outro gole de café.
Para combinar com a doçura do chocolate ao leite a especialista indica o Voltesso, elaborado com grãos de café colombiano, levemente torrados para revelar uma tênue acidez, que realça as notas de biscoito e entrega uma mistura harmoniosa com esse tipo de chocolate. O blend do Ispirazione Genova Livanto é resultado da torra de Arábicas durante um longo tempo em temperaturas médias, transformando os aromas frutados em notas de caramelo e cereal torrado. A técnica confere a este café a sensação de harmonia na boca, com acidez, doçura e amargor em sintonia. A moagem média também ajuda a dar esse equilíbrio quando acompanhado de chocolate ao leite.
Já para o chocolate amargo o Toccanto, elaborado com um blend complexo de Arábicas da Nicarágua, que passa por um processo de fermentação para evidenciar notas de frutas tropicais, com método de torrefação split roasting, que realça as notas sensoriais e todas as origens de seus grãos na xícara; é indicado. O Ispirazione Ristretto Italiano é uma sofisticada receita de Arábicas do Brasil, da América do Sul, do leste da África e Robusta do sul da Índia. Essa combinação resulta em notas frutadas em uma bebida intensa e encorpada, cuja extração deve ser na forma clássica, em 25ml, fazendo dele uma excelente harmonização com o sabor mais intenso do chocolate amargo.
What do you think?