O disputado título de Vinícola do Ano do Guia Descorchados é uma as premiações mais disputadas dos produtores de vinho. E este ano quem foi agraciada com o titulo foi uma jovem vinícola familiar situada em Pinto Bandeira (RS), na Serra Gaúcha: a Vita Eterna. Criada em 2017 pela família Tocchetto, a marca gaúcha foi a melhor qualificada entre as 35 vinícolas brasileiras avaliadas.
Além do prêmio principal, teve ainda sete de seus rótulos ranqueados pelo Descorchados em: ”TOP 10 Espumantes”, com o Nature (94 pontos); ”Vinho Revelação” com o Renoir Rosé (93 pontos); “Melhores Serra Gaúcha”, com o Laranja Natural (93 pontos); “Melhores Brut”, com o Brut Rosé (92 pontos); “Melhores Rosé” com Brut e Nature Rosé (92 pontos); além de pontuações para Ancestral Pet Nat (91 pontos) e Moscatel (89 pontos).
Com foco em produções limitadas e métodos sustentáveis de agricultura de mínima intervenção, a Vita Eterna utiliza o tradicional método champenoise e optou por cultivar três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. A propriedade abrange uma área de 24 hectares em Pinto Bandeira, reconhecida por enólogos como uma das regiões mais excepcionais do mundo para a produção de uvas destinadas à espumantes.
A cidade possui uma Indicação de Procedência para vinhos finos tranquilos e espumantes, e ostenta a Denominação de Origem (DO) para espumantes. Isso indica um terroir distinto, cujas características geográficas e climáticas conferem um padrão de qualidade excepcional e um caráter específico para as bebidas.
What do you think?