Se você adora vinhos e está pensando em ter uma adega de vinho em casa é importante ficar atento a alguns detalhes. Para te ajudar a pensar em montar a sua, conversamos com Jonas Martins, professor de enologia e gerente da MMV Importadora de Vinhos, que nós traz dicas importantes.
É importante ficar atento ao local que você vai escolher para instalar a sua adega de vinho em casa. Coloca-la, por exemplo, na cozinha é um problema pela grande variação de temperatura e até por juntar gordura na garrafa. Três fatores que afetam diretamente o vinho: temperatura, luz e vibração. Por isso é melhor sempre manter uma temperatura constante e fresca; e evitar deixar as garrafas em contato com a luz. Se for usar algum tipo de iluminação na adega, use luzes frias, como LED, para evitar também a amplitude térmica.
Outro erro, e até bastante comum, é aproveitar o espaço embaixo da escada para guardar os vinhos. Jonas alerta que por ser um local de movimentação, o vinho acaba vibrando e tem as suas características alteradas, mesmo sendo um local fresco.
Para quem está começando a se aventurar com vinhos, o especialista recomenda ter os clássicos de cada país, até mesmo para o consumidor entender quais são as suas preferências. Além disso, comprar em lojas, mercados ou distribuidoras que tenham um sommelier vai te ajudar a entender o que você está levando para a sua adega em casa.
Mas a dica de ouro para Jonas é não ter várias garrafas de um mesmo rótulo na sua adega de vinho em casa. “Mesmo que você adore muito um vinho, compre uma garrafa dele e as outras cinco garrafas diferentes. magine que legal a oportunidade de receber alguém em casa e tomar três garrafas de vinho diferentes, para ir dividindo a experiência com as pessoas, colhendo opiniões. Não dá para perder tempo repetindo sempre as mesmas marcas e as mesmas uvas”, explica.
What do you think?