Um dos grupos de beleza mais importantes do mundo, a L’Oréal tem uma atuação contínua para garantir que os membros da comunidade LGBTIA+ possam viver com mais segurança, independência e dignidade. Através de projetos anuais, a marca enfatiza a sua busca pela mudança através do exemplo, destacando projetos como o “Meu nome de verdade” dedicado a pessoas trans e colaboradoras do Grupo L’Oréal retificarem nome e gênero em documentos oficiais. Nesta entrevista que fecha o mês da Diversidade, Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão no Grupo L’Oréal no Brasil, fala dos desafios de seu setor e compartilha a importância de momentos como a Parada SP.
1. Qual o seu principal desafio como Head de Diversidade e Inclusão?
O Brasil é um país com grande complexidade em diversidades. O desafio em liderar a agenda de DE&I é influenciar áreas e pessoas distintas da empresa em suas estratégias, para que incluam a diversidade de forma transversal no negócio. O executivo da diversidade não é o único responsável por promover a inclusão e a equidade. Esse é o papel de todos na corporação e, principalmente, das lideranças. Se manter antenado à respeito das especificidades das causas, seus atravessamentos e demandas da sociedade é fundamental. Bem como inspirar o time para que se atualizem nos temas sempre. E o maior desafio de todos é construir, liderar e monitorar ações e seus resultados de acordo com os interesses do negócio
2. A L’Oréal mais uma vez foi patrocinadora da Parada SP. Qual o valor que vocês enxergam neste tipo de iniciativa?
Estar na Parada LGBT+ de São Paulo como patrocinadora pelo segundo ano consecutivo foi uma forma de reforçarmos o nosso compromisso em promover a conscientização sobre tantos desafios que ainda enfrentamos, a fim de garantirmos a segurança e a inclusão das pessoas da comunidade dentro e fora do Grupo L’Oréal. Queremos criar um ambiente onde todos se sintam respeitados e valorizados, refletindo a sociedade plural que desejamos. Nosso principal objetivo é refletir o povo brasileiro em todas as nossas ações e criar uma beleza cada vez mais diversa e inclusiva. Mas também é um momento de celebrarmos a beleza mais diversa que estamos construindo.
3. Como empresa multinacional existe a percepção de que campanhas ou iniciativas lideradas por vocês poderiam trazer transformação social?
Certamente. No Grupo L’Oréal, nós trabalhamos a agenda DE&I de uma forma intencional. Queremos impactar positivamente a sociedade e refletir toda a pluralidade da população brasileira. Nós acreditamos que a transformação social começa por meio de uma sociedade mais inclusiva, por meio da representação e da conscientização. Quando falamos da comunidade LGBTQIAPN+, a inclusão e a segurança são chaves para isso. De acordo com um censo realizado internamente em 2023 na companhia, cerca de 16,4% dos colaboradores do Grupo no Brasil se autodeclaram parte da comunidade LGBTQIAPN+ e 1.53% dos nossos colaboradores se autodeclaram como pessoa trans. Acreditamos que a transformação começa de dentro para fora. Um exemplo é a nossa iniciativa de apoio à mudança de nome social para pessoas trans. O “Meu nome de verdade” é um programa de apoio a pessoas trans e colaboradoras do Grupo L’Oréal no Brasil na retificação de nome e gênero, em documentos oficiais, como certidão de nascimento.
4. Houve outros projetos?
Durante o mês do orgulho, tivemos projetos como a parceria com a Feira da Diversidade. O evento integrou o calendário da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ deste ano.Também vale ressaltar a recente ampliação do nosso compromisso com a inclusão através da Corrida do Orgulho LGBT+, patrocinada pela marca L’Oréal Paris. Queremos liderar pelo exemplo, demonstrando que ações concretas podem gerar uma transformação significativa, expandindo o alcance e o esclarecimento sobre diversidade e inclusão no Brasil.
5. As chamadas marcas de junho costumam aparecer pontualmente. Quais são os projetos apoiados pela L’Oréal ao longo do ano?A diversidade, equidade e inclusão estão no centro da estratégia do Grupo L’Oréal e é uma agenda de longo prazo. Desde 2018, o Grupo L’Oréal no Brasil é signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTQIAPN+. Também somos associados à Câmara de Comércio LGBT do Brasil.
Atuamos com a Rede de Afinidade e Acolhimento para colaboradores LGBTQIAPM+, a PRISMAS, é formada de forma voluntária por colaboradores para trabalhar a temática dentro da organização. Dentre as diversas iniciativas para a comunidade, posso destacar benefícios que oferecemos para nossos colaboradores, como a licença parental estendida para o segundo cuidados, válida tanto para casos de gestação, quanto de adoção, assim como o plano de saúde que cobre cirurgia de redesignação sexual.
Com foco em promover a Diversidade, Equidade e Inclusão na nossa cadeia de valor, lançamos o projeto TransForma, em parceria com a TelePerformance (TP) e a organização sem fins lucrativos TransEmpregos, que visa promover a capacitação de pessoas trans no mercado de trabalho, dando acesso a oportunidades de trabalho digno. Acabamos de ser reconhecidos novamente pelo Instituto Ethos com a Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão com práticas e contribuições para a construção de um ambiente de trabalho mais justo.
6. Como estão os números atuais que revelam os avanços da marca junto a população LGBTQIAPN+?
Uma pesquisa indica que 16,4% dos nossos colaboradores se identificam como parte da comunidade, conforme revelado pelo nosso interno em Censo 23. Essa representatividade é um reflexo da nossa missão de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para os nossos times. Estamos orgulhosos do progresso que estamos fazendo, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Continuaremos trabalhando para aumentar esses números e garantir que todos se sintam valorizados em nossa companhia.
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