Foi anunciado no final da última semana que Lisboa sediará a EuroPride 2025. Esta será a primeira vez que Portugal organizará o evento que acontece desde 1994. A capital portuguesa venceu Magdeburg, na Alemanha, para conquistar o direito de receber a Parada do Orgulho LGBTQIA+ Europeia, que acontecerá entre 14 e 21 de junho de 2025.
Segundo Diogo Vieira da Silva, Co-Presidente do EuroPride 2025 Lisboa e Diretor Executivo de Variações da Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, são estimados mais de 1 milhão de visitantes durante os 9 dias de evento. A perspectiva de impacto econômico é entre 50 a 100 milhões de euros. “Este evento irá permitir cumprir a estratégia de Turismo 2027 onde pela primeira vez foi feita referencia ao Turismo LGBTI+ como um dos pontos prioritários”, explicou.
De acordo com o dossiê da candidatura da capital portuguesa, a EuroPride 2025 terá encontro de juventude, conferência sobre direitos humanos, mostras de cinema e exposições. O o orçamento para a organização será de cerca de um milhão de euros, e as entidades organizadoras esperam o envolvimento financeiro da autarquia de Lisboa, do Turismo de Portugal, de parcerias privadas, patrocínios e doações.
“O EuroPride 2025 em Lisboa representa um enorme beneficio para a cidade e para o Pais. Será a oportunidade de Portugal assumir a liderança na defesa dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI+”, ressaltou Diogo. O executivo ressaltou ainda que os organizadores esperam inspirar a que outras cidades de lingua oficial portuguesa compreendam a importância de apoiar e organizar eventos Pride.
A Europride é um evento realizado pela Associação Européia do Orgulho Gay (EPOA) e teve a primeira edição em Londres (1992). O evento acontece anualmente desde então, com exceção dos anos de 1995 e 1999. Este ano aconteceu em Belgrado (Sérvia), no mês de setembro, e as próximas edições serão em Valletta (Malta – 2023) e Thessaloniki (Grécia – 2024).
What do you think?