Hoje entramos no inverno. A estação mais fria também é a mais seca do ano e isso reflete em diferentes áreas da saúde, uma vez que pode afetar diretamente o bem-estar físico e mental. Por isso é importante ficar atento a dicas de hidratação nesse período.
É extremamente importante estar atento à ingestão adequada de água para conseguir driblar os efeitos negativos que as estações mais frias podem causar no corpo. Alguns outros coitados cotidianos também ajudam nesses meses de secura. Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, lembra que a ingestão de água regularmente compensa a situação e previne sintomas desagradáveis, como ressecamento da boca e garganta. “Além disso, ter uma hidratação adequada também ajuda a manter o bom funcionamento dos nossos órgãos internos, evitando maiores complicações de saúde”, destaca.
Outras dicas de hidratação do corpo é a inclusão de uma dieta rica em alimentos com alto índice de água, tais como pêssego, framboesa, pepino, melancia, abobrinha, morango, laranja, alface, tomate, melão e abacaxi. Mas a especialista alerta que eles não substituem o consumo do líquido. Outrso aliados são a água de coco, rica em potássio e magnésio, e os sucos naturais, quando feitos com frutas frescas, que são fontes de vitaminas e minerais e podem auxiliar durante o período.
Além da alimentação outros cuidados cotidianos ajudam durante o período de seca. Manter o ambiente úmido utilizando vaporizadores ou bacias com água, lavar o o nariz com soro fisiológico, usar hidratantes para a pele, evitar exposição direta ao sol nos momentos mais quentes e evitar realizar exercícios físicos no final da manhã e no final da tarde, especialmente ao ar livre.
What do you think?