Por André Fischer
Apesar de todas as notícias políticas e econômicas que não estão lá muito animadoras na Argentina, a capital portenha está vivendo um momento especial. Estive lá no início de setembro, para a arteba, um dos maiores eventos de artes visuais da América do Sul, e encontrei a cidade linda como nunca, limpa, jardins bem cuidados, noite agitadíssima, restaurantes e bares lotados. E a melhor notícia? O câmbio está super a nosso favor. Então, é hora de aproveitar Buneos Aires a full!
Arte e Bom Humor
Além do impressionante acervo de arte latino-americana, o MALBA exibe até 13 de novembro a exposição “No Habrá Ninguno Igual”. Estamos falando de uma retrospectiva do sempre bem-humorado Edgardo Gimenez, o Warhol argentino. Prepare-se para um mergulho no mundo da arte contemporânea com um toque de sarcasmo argentino. O Museo Moderno em San Telmo está com uma série de exposições maravilhosas entre elas”Cultura Colibrí”, que inclui uma instalação do Archivo de La Memoria Trans e a impressionante “Pupila” de Eduardo Basualdo, que retrata os pesadelos e as profundezas da mente humana. Bem ao lado fica o belíssimo MACBA, onde o terraço oferece uma vista deslumbrante da região central de Buenos Aires.
Comer com e sem estrelas
Você sabia que o guia Michelin está de volta a Buenos Aires? E o restaurante Crizia está com grandes expectativas de conquistar uma estrela que, com certeza, se justifica. Este restaurante recentemente aberto é especializado em parrilla de frutos do mar e oferece uma carta de vinhos impressionante, além de um menu degustação que vai fazer você esquecer as carnes argentinas por pelo menos uma noite. E falando em carne, o Raggio Osteria, que já conquistou uma estrela Michelin, tem um prato que é de dar água na boca: uma bochecha de boi maturada por horas em uma espécie de sopa de vinho e alcaparras. E o melhor de tudo, por menos de R$40! Se você estiver em busca de pratos para compartilhar em um ambiente descontraído, o Anafe em Colegiales é a pedida certa, com um excelente custo-benefício.
E para os amantes de milanesas, o El Preferido de Palermo, dos mesmos donos do famoso Don Julio, serve uma milanesa que faz as pessoas enfrentarem filas. Portanto, é melhor reservar com antecedência ou chegar cedo. Se você é fã de choripan como eu, tem dois lugares bem diferentes em Palermo Soho para experimentar: o Chori, que fica em uma esquina fofa e oferece várias variações com diferentes tipos de carnes, e o El Pinguino de Palermo, que serve a versão mais tradicional desse delicioso sanduíche.
Curtindo a noite
O Puticlú é um clubinho moderno com uma pista agitada e uma dark room para os mais aventureiros. Aberto todas as noites, de terça a domingo, até altas horas, promete muita diversão. Para algo mais descontraído, o Peuteo é um bar gay que se autointitula “heterofriendly” e fica no coração de Palermo Soho. Além de um ambiente super acolhedor, também oferece shows de drags divertidérrimos. Quem curte música eletrônica tem no novo Artlab um templo. Cheque a agenda no Instagram para descobrir as próximas festas de artes digitais e música eletrônica. A Ma.Cho segue a tradição safadinha das festas Dando e Kevin paulistanas, acontece toda sexta-feira.
SERVIÇO
Malba: Avenida Figueroa Alcorta 3415
Museo Moderno: Av. San Juan 350
Macba: Av. San Juan 328
Crizia : Fitz Roy 1819
Raggio Osteria: Gurruchaga 2121
Anafe: Virrey Gabriel Aviles 3216
El Preferido de Palermo: Jorge Luis Borges 2108
Chori: Thames 1653
El Pinguino de Palermo: Jorge Luis Borges 2195
Puticlú: Marcelo T de Alvear 980 @peuteopalermosoho
Peuteo: Gurruchaga 1867 @esunputiclu2
Artlab: Roseti 93 @artlabpro
La Ma.cho: Cordoba 4119 @lafiestadelperritoba
What do you think?