Vai ao ar amanhã (21/06) na TV Globo mais uma edição do “Falas de Orgulho”. O programa especial em comemoração ao Dia Internacional de Orgulho LGBTQIA+, que acontece uma semana depois, terá apresentação de Leilane Neubarth traz ainda experimentos sociais e celebra o amor e o orgulho que resistem na vida da comunidade LGBTQIA+.
Formamos uma equipe majoritariamente LGBTQIA+ para discutir quais assuntos gostaríamos de abordar no programa. Entre os muitos tópicos possíveis, optamos por temas transversais às várias existências presentes nesta grande sigla e chegamos a uma tríade importante de pautas: trabalho, direitos e orgulho
Antonia Prado, diretora do Falas de Orgulho
No primeiro experimento, o ‘Falas de Orgulho’ aborda as dificuldades que a comunidade LGBTQIA+ vive no mercado de trabalho, onde 79% dos homens trans e 90% das mulheres trans relatam já ter sofrido discriminação. Os personagens do experimento contam um pouco da sua trajetória no trabalho, seus desafios e situações constrangedoras que viveram ao estar ocupando espaços que não foram, a priori, desenhados para eles.
Depois doze voluntários fazem uma “corrida de privilégios” para ver quem realmente consegue alcançar a dignidade no país. “Queremos mostrar o quanto o dia a dia das pessoas LGBTQIA+ é ferido por esses preconceitos que passam muitas vezes desapercebidos por heterossexuais. A ideia é fazer com que essas pessoas enxerguem como coisas que, para elas, são dadas e tomadas como naturais, acabam sendo usurpadas de toda uma camada da sociedade”, explica a roteirista Veronica Debom.
Mas o programa se propõe também a ir além da denúncia para mostrar à sociedade toda a beleza de uma comunidade potente, cheia de talentos, força e acolhimento. O cantor Thiago Pantaleão fala sobre a importância do acolhimento da família, seja ela de sangue ou escolhida. Ao lado de sua mãe, o artista faz uma convocação a todos os pais de pessoas LGBTQIA+. No final do episódio, Thiago celebra o orgulho da sua trajetória cantando uma música que fala sobre a coragem de amar.
Durante os intervalos do especial, será exibida uma cartela da Para Quem Doar, plataforma da Globo que conecta quem quer ajudar com quem precisa de ajuda, estimulando doações do público para as instituições que apoiam a causa LGBTQIA+ cadastradas na plataforma, como a Casa Dulce Seixas, que participa do programa.
What do you think?