Essa foi a quarta medalha paralímpica na carreira, mas a prata conquistada ontem (31/08) nos 50m livre S11 da natação em Paris 2024 foi especial para Wendell Belarmino. Ao sair da piscina da Arena La Defense o brasileiro dedicou o feito ao seu cão-guia.
Três anos atrás eu nem cogitava estar aqui. Além de guia, de me auxiliar em tudo, ele foi muito importante para a minha recuperação mental e psicológica. Posso dizer que ele é um dos maiores personagens dessa medalha.
Mesmo assim o brasiliense disse que não dará um dos objetos que ganhou com a conquista pro Ink, seu cão-guia. “A pelúcia não vai ficar de brinquedo pra ele”, disse se referindo ao mascote que os medalhista recebem junto com a medalha. Mas Wendell se derreteu para o companheiro. “Eu estou com muita saudade dele, de verdade. Mais do que nadar nas provas estou louco pra voltar e apertar ele”.
O nadador recebeu o cão guia em 2022, após um edital aberto pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e nesses dois anos de convívio os dois se tornaram inseparáveis. Ink tem 5 anos e meio e ajuda Wendell em várias tarefas cotidianas, como parar em sinais, desviar de obstáculos e encontrar as portas dos estabelecimentos.
What do you think?