O vôlei masculino sairá de Paris sem boas recordações das disputas olímpica e paralímpica. Se na Olimpíada a equipe trazia um histórico de seis medalhas (três ouros e três pratas), no vôlei sentado buscava a primeira medalha paralímpica, depois de dois quartos lugares na Rio 2016 e Tóquio 2020. Mas o esporte saiu das duas disputas masculinas deste ano sem conseguir um lugar no pódio.
A derrota para os Estados Unidos no vôlei em pé, nas quartas de final, não chegou a ser uma surpresa. Já nos Jogos Paralímpicos acreditava-se que esta seleção conseguiria um resultado melhor, mas acabamos sem avançar da primeira fase tendo agora que disputar no máximo a quinta colocação. A terceira colocação no Grupo B veio com apenas uma vitória na fase de grupo, hoje (03/09) contra a Ucrânia por 3×1, e duas derrotas nos primeiros jogos. Agora a seleção enfrentará o Cazaquistão, amanhã (04/09), valendo o quinto lugar na Paralimpíada.
Já as mulheres estão fazendo bonito na disputa. Com 100% de aproveitamento na primeira fase, a seleção feminina de vôlei sentado disputará na quinta (05/09) a semifinal contra os Estados Unidos. Será a chance de devolver a derrota sofrida nos Jogos Olímpicos nessa mesma fase para o mesmo país.
O Brasil busca o primeiro ouro para as mulheres na modalidade em Jogos Paralímpicos. Na Rio 2016 e Tóquio 2020 o vôlei sentado feminino conquistou a medalha de bronze.
What do you think?