A publicação mais importante sobre vinhos sul-americanos, o Guia Descorchados teve hoje (09/04) o lançamento da sua edição em 2024. A vinícola Concha y Toro, sediada em Santiago do Chile, teve destaque ao manter seus rótulos premium com notas entre 95 e 97 pontos.
Os principais guias e críticos de vinhos como o Descorchados, desempenham papel vital na indústria vinícola. Suas pontuações têm impacto significativo na reputação das vinícolas e na percepção dos consumidores, além de determinarem o valor de mercado dos vinhos
Marcelo Papa, enólogo da Concha y Toro
Amelia Chardonnay e Pinot Noir, Carmín de Peumo, Don Melchor e Trivento Eolo são alguns dos vinhos que tiveram destaque no Guia Descorchados 2024.
Amelia é a expressão mais pura do terroir de Limarí, a “Borgonha”chilena, pode-se dizer, por apresentar características similares à mítica região vitivinícola francesa. Sua proximidade ao oceano pacífico e deserto de Atacama contribuem para que a Chardonnay e a Pinot Noir alcancem sua expressão máxima. O enólogo Marcelo Papa, responsável por Amelia, exalta a incidência de diferentes aromas no rótulo Chardonnay, e excelente equilíbrio de corpo e mineralidade, com uma atrativa salinidade, final fresco e longo em boca. Já o Pinot Noir desfruta de estrutura e acidez equilibrada e traz também aquele toque de salinidade única que o terroir de Limarí confere a seus vinhos.
Proveniente do vinhedo centenário de 4 hectares localizado a 983 metros de altitude ao lado norte do rio Mendoza, o Trivento Eolo 2019 é a manifestação do tempo e expressão genuína do terroir centenário de Luján de Cuyo. A cor vermelho violáceo brilhante com reflexos azulados revela uma combinação de frutos vermelhos, como framboesa e cereja, e notas florais, como violeta. Este Malbec se caracteriza por seus taninos macios e um final prolongado.
What do you think?