A classificação da seleção feminina de futebol para a final em Paris 2024 foi o grande destaque do fim de tarde na grade da TV Globo. Mas com basquete e handebol acontecendo ao mesmo tempo, o estúdio virtual da emissora viu uma cena inédita e importante, com a transmissão sendo feito só com mulheres.
Leia também: Paris 2024 tem nova fala sexista de comentarista
Na edição olímpica em que pela primeira vez a delegação brasileira tem mais atletas mulheres do que homens (dos 276 atletas 153 são do naipe feminino) e que elas são responsáveis pela maioria das medalhas do Time Brasil até agora, a cena inédita seria motivo de comemoração, tanto que foi compartilhada nas redes sociais do Globo Esporte. Mas o que vimos foi uma chuva de comentários machistas na postagem.
“Um dos jogos mais importantes dos últimos anos da seleção feminina. Vamos colocar nossa melhor equipe e narração? Não. Vamos lacrar e incomodar a audiência e depois usar a carta do preconceito”, escreveu um dos internautas. Alguns outros comentário foram ainda mais sexistas, como o de um dos seguidores da página que postou “E o feijão queimando”.
Claro que também tiveram comentários defendendo as profissionais e celebrando o fato, em sua maioria de mulheres. “Os homens nos comentários chamando a Marta de chorona, mas chorando mais que criança birrenta. Não adianta, vocês não tem a capacidade de ver um protagonismo feminino, machuca o ego de vocês”, estava escrito em um dos comentários.
A final do futebol feminino acontece no próximo sábado (10/08), às 12h, quando o Brasil enfrenta os Estados Unidos. A TV Globo ainda não divulgou a equipe que fará a transmissão, mas está priorizando sempre narração e comentários femininos nos jogos.
What do you think?