Medalhista de prata em Paris 2024, Tom Daley anunciou sua aposentadoria nesta segunda (12/08) em entrevista a revista britânica Vogue. O atleta de saltos ornamentais que já havia de retirado das competições depois de Tóquio 2020, retornou após o pedido de um dos seus filhos que queria vê-lo competindo em uma Olimpíada.
Leia também: Metade dos atletas LGBTs do Brasil ganham medalha olímpica
Foi muito especial fazer em frente do meu filho. Agora tenho uma (medalha) de cada dor.
Apesar do retorno motivado por um pedido especial e de tê-lo atendido com direito a uma medalha olímpica, a decisão surpreendeu já que a próxima edição dos Jogos Olímpicos acontecerão em Los Angeles, cidade onde o britânico reside atualmente com o marido Dustin Lance Black, que trabalha na indústria do entretenimento. Ao término de sua participação na capital francesa, Daley chegou a pensar na possibilidade de competir em 2028. “Seria minha segunda olímpica em casa”, disse se referindo ao fato de ter competido em Londres 2012.
O atleta porém acabou confessando que estava bastante emotivo na competição em Paris sabendo que seria a sua última: “Mas tive que tomar uma decisão em determinando momento, e parece que este é o certo”. Ele disse estar ansioso para passar um tempo com sua família (Tom é pai de dois filhos) e se sentir “um pouco normal por uns dias”.
Após o a núncio, o Comitê Olímpico Britânico fez um post agradecendo Tom Daley por sua história de conquistas para o esporte (veja abaixo):
What do you think?