Não se fala em outra coisa no Rio de Janeiro desde o anúncio oficial do show de Madonna na Praia de Copacabana, no dia 04 de maio. Faltando menos de um mês para a apresentação da “rainha do pop” que promete lotar as areias da “princesinha do mar”, os números do impacto no turismo da cidade já começam a impressionar.
Os organizadores não arriscam prever o número de pessoas presentes no que eles chamam de “maior pista de dança do mundo”, mas segundo o CEO da Bonus Track, empresa responsável pela produção, a expectativa é que seja a maior plateia na história da vida de Madonna. O otimismo de Luiz Oscar Niemeyer se justifica não só pelo fato do evento ser gratuito, mas também por ser a única apresentação da The Celebration Tour na América do Sul.
O fluxo de turistas internacionais esperado é alto, com a Embratur acreditado em um aumento de mais de 27%. Segundo a coluna Veja Gente a busca em países vizinhos de busca por pacotes para a data da apresentação da cantora no Brasil aumentou significativamente, em especial na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. A informação é da Infinitas Travel, que atende agencias de viagem do mercado latino. Buenos Aires e Santiago do Chile também são apontadas pela plataforma Decolar como cidades internacionais que tiveram aumento significativo de buscas por bilhetes aéreos para o Rio na época do show.
“O Rio é uma das vitrines do Brasil. É uma capital importante de um estado muito importante, e que é, por si só, internacional. E isso é fundamental para alavancar o turismo no país inteiro e construirmos o Brasil e o Rio que queremos para o futuro”, celebrou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O levantamento da Decolar que aponta um aumento de 82% nas pesquisas de voos para o Rio por conta de Madonna destaca também um aumento na busca doméstica, em especial em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. O resultado disso é que o RioGaleão espera uma movimentação adicional de 15 mil passageiros no período (mesmo volume da Final da Libertadores no ano passado), com 169 voos extras entre 01/05 e 06/05.
A ocupação hoteleira também dá bons sinais para o setor de eventos da cidade. Segundo levantamento da HotéisRio, Copacabana já está com mais de 80% de ocupação e a expectativa é que chegue a 100%. Outros bairros da cidade também serão impactados, com Ipanema/Leblon já apresentando mais de 70% e Flamengo/Botafogo mais de 60%. Opções mais econômicas como hostel já estão chegando na ocupação máxima. É o caso do JO&JOE Rio, que fica no Cosme Velho, e está com as últimas vagas em suas 300 camas disponíveis. “Estamos com poucas vagas restantes e a procura está cada vez mais alta com o show se aproximando”, celebra Bianca Chaves, General Manager do empreendimento.
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