Um assunto que de tempos em tempos aparece! Afinal, a atividade sexual pode substituir o esporte em termos de benefícios? Numa época que os Jogos Olímpicos nos lembram, entre outras coisas, sobre a importância da prática esportiva é sempre bom ouvirmos o que um especialista pode nos dizer a respeito.
Conversamos com a Dra. Mariana Ferronato , médica ginecologista e parceira da DKT South America, empresa detentora da marca de preservativos Prudence, que nos falou sobre semelhanças entre essas duas práticas aparentemente distintas, principalmente dos benefícios que ambas causam em cada um de nós.
Ambas atividades são excelentes para a saúde cardiovascular. Praticar esportes regularmente melhora a circulação sanguínea, fortalece o coração e aumenta a resistência física. Da mesma forma, a prática regular de relações sexuais pode contribuir para a saúde do coração, ajudando a manter a pressão arterial sob controle e reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Tanto o esporte quanto o sexo são eficazes na queima de calorias. Uma sessão intensa de exercício físico pode queimar centenas de calorias, auxiliando na manutenção de um peso saudável. Do mesmo modo, uma relação sexual ativa pode queimar entre 100 a 300 calorias por hora, dependendo da intensidade e duração da atividade.
Dra. Mariana Ferronato , médica ginecologista
Outro impacto positivo de ambas é na saúde mental. Liberam endorfinas, os chamados hormônios da felicidade, que ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e combater a depressão. A médica explica que o orgasmo, em particular, desencadeia uma explosão de dopamina e serotonina, neurotransmissores que melhoram o humor e aumentam a sensação de prazer e satisfação.
Ela lembra que a combinação das duas práticas pode criar um ciclo virtuoso de bem-estar físico e emocional. “prática regular de atividades físicas melhora a circulação sanguínea e a resistência cardiovascular, fatores que contribuem para um desempenho sexual mais vigoroso e prazeroso”, explica.
What do you think?