Hoje (17/04) é conhecido como o Dia do Malbec. Para celebrar a data da maneira que mais gostamos, degustando taças de um bom vinho, selecionamos sete rótulos de Malbec que apresentamos abaixo.
Apesar da produção com esse tipo de uva ser remeter a Argentina, já que foi por lá que ela encontrou um habitat ideal para mostrar toda sua força e personalidade em vinhos potentes, a origem é francesa. Na época que surgiu na região de Cahors, sudoeste do país, era conhecida como “Côt”. Através de um produtor de vinho foi levada para Bordeaux e lá foi batizada de Malbec.
A força da chegada a América do Sul é tão grande, que o dia que chegou no continente (17 de abril de 1853) foi escolhido para celebrar o Dia do Malbec. O responsável foi o agrônomo Michel Pouget e é na região de Mendoza que os vinhos expressam a Malbec na sua essência.
As uvas Malbec dão origem a vinhos com aromas de frutas escuras como ameixa, mirtilo e cereja, além de toques especiais de cravo e florais de violeta. Se os vinhos passarem por barricas de carvalho adicionam-se notas complementares de baunilha, café e chocolate.
Leia também: Rimowa lança nova mala de vinho
A Grand Cru, maior distribuidora e importadora de vinhos premium da América Latina, indica três rótulos de Malbec para você celebrar a data. O Familia Gascon Malbec é encorpado, de cor vermelha com toques em violeta, em boca traz paladar intenso e ao mesmo tempo suave. Já o Viña Cobos Vinculum Malbec tem cor violeta intenso e sabor delicado e energético, que possui um olfativo expressivo e floral, com aromas de cereja e baunilha. Por fim, o Bramare Lujan de Cuyo é a escolha perfeita para quem busca um rótulo tinto envolvente, mais frutado, encorpado e com longa permanência na boca. Com olfativo de frutas vermelhas e negras maduras e toques de especiarias e baunilha.
A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, indica dois rótulos de Malbec. O Amauta Corte de 2019, um blend das uvas Malbec (60%), Cabernet Sauvignon (30%) e Syrah (10%) produzidas em Salta, ao norte da Argentina. O vinho fica durante um período de 6 a 8 meses descansando em barricas usadas de carvalho americano e francês para arredondar os taninos, mas sem perder o frescor das uvas e a autenticidade do seu terroir. Outra dica é o Dadá Nº 391 Art Malbec 2022, da vinícola argentina Finca Las Moras tem como objetivo na linha Dadá desenvolver vinhos para surpreender os sentidos. Ele foi foi envelhecido em carvalho americano de tosta média conferindo ao vinho notas de baunilha e cacau.
Já Gustavo Peroni, sommelier da Cantu Importadora, indica começar começar provando o vinho da linha Crios, da premiada enóloga Susana Balbo, que traz um rosé inusitado. Nos aromas, frutos vermelhos frescos e o toque de violeta típico da casta que, juntos, formam um conjunto elegante, fino e um pouco mais potente. Já o tinto da mesma linha Crios, tem os tradicionais aromas de frutos negros maduros, cereja em calda e as notas florais, escoltadas por nuances de cravo e chocolate amargo.
What do you think?