Se a conquista do ouro de Rebeca Andrade foi o destaque da final do solo feminino na Ginástica Artística, em especial para o Brasil, uma cena enquanto a brasileira comemorava o título olímpico também chamou a atenção. A romena Ana Barbosu comemorava o bronze quando foi surpreendida pela perda da medalha para a estadunidense Jordan Chiles.
Leia também: Irmã de ginasta americana que perdeu bronze fala em racismo
O registro foi compartilhado nas redes sociais como uma das cenas mais tristes até então nos Jogos Olímpicos. Mas agora Ana poderá voltar a sorrir já que Tribunal Arbitral do Esporte aceitou o recurso da Federação Romena, que contestava o resultado final, e com isso ela voltou a ser medalhista olímpica em Paris 2024.
FICA MINHA INDIGNAÇÃO AQUI
— rod.cardoso. 🇧🇷 3🥇 7🥈 10🥉 (@Rodrii_Silvaax) August 5, 2024
Uma das maiores covardias que vimos nessa olimpíadas.
Fazer isso com a Ana Barbosu se aproveitando da festa da Rebeca e colocando uma americana com apresentação ruim no pódio pic.twitter.com/lo5BfVzqvQ
Os Estados Unidos haviam entrado com recurso alegando que a nota de dificuldade de um dos movimentos não havia sido corretamente avaliada. Aceita a revisão, Chiles assumiu o terceiro lugar. Porém a equipe da Romênia contestou, alegando que a revisão foi injusta e o tribunal decidiu que o time dos Estados Unidos foi submetido segundos depois do tempo permitido. A decisão sobre o que deve ser feito com a medalha de Chiles e a entrega do bronze a Ana Barbosu cabe agora à Federação Internacional de Ginástica.
What do you think?