Ao iniciar a disputa das provas do Hipismo, Rodrigo Pessoa fez história em Paris 2024 sendo o brasileiro com recorde de participações olímpicas. Com oito Jogos Olímpicos no currículo e três medalhas (ouro o individual em Atenas 2004 e dois bronzes por equipe em Atlanta 1996 e Sydney 2000), o cavaleiro porém não conseguiu ter uma boa participação nesta edição.
O atleta é o mais velho da delegação brasileira, com 51 anos, e tinha um motivo a mais para curtir a sua oitava participação em Olimpíadas, afinal disputava a competição em Paris, cidade onde nasceu. Rodrigo participou de todas as edições olímpicas desde Barcelona 1992, menos na Rio 2016.
Em Pari 2024 Rodrigo se classificou para a final individual, mas na decisão acabou desistindo ao cometer duas faltas e perceber que não tinha mais chance de brigar por medalhas. A atitude é comum no esporte quando não há mais chances de ter um bom resultado para poupar o cavalo. Ao final da prova ele falou sobre sua participação:
Olimpíadas é muito especial. Hoje, estou um pouco desapontado, mas a vida continua. Ele se esforçou muito, não fazia sentido um esforço grande para nada, melhor poupar o cavalo.
O outro finalista brasileiro na prova, Stephan Barcha foi o mais rápido na final, ao completar o percurso em 80.07, mas uma falta o fez ser penalizado com quatro pontos e acabou a competição no quinto lugar.
What do you think?