O quatro dia de competições em Paris 2024 foi o primeiro em que a delegação brasileira não ganhou nenhuma medalha de ouro. Foram uma prata e três bronzes conquistados neste domingo (01/09) e com isso o Brasil caiu para a quarta colocação no quadro de medalhas, somando agora 8 ouros, 4 pratas e 15 bronzes.
Mesmo assim o dia foi histórico para nosso país. A primeira medalha do dia veio no tiro esportivo, com Alexandre Galgani conquistando a prata na prova R5 Carabina de Ar – 10 m – Posição Deitado Misto (SH2). Esta é a primeira medalha brasileira da modalidade na história dos Jogos Olímpicos. “São 11 anos me dedicando praticamente todo dia. Não consegui atingir a minha meta ainda que é ouro, mas bati na trave”, afirmou Clagani após o pódio.
Curiosamente a medalha que fechou o dia brasileiro em Paris também foi histórica. Com o bronze de André Rocha no no lançamento de disco (F52) o brasil chegou a 400ª medalha na historia das Paralimpíadas. O atletismo é o principal responsável por esses números, somando agora 181 pódios em Jogos Olímpicos. Depois de assegurar o terceiro lugar, André comentou que esperava um resultado melhor, mas mesmo assim comemorou sua primeira medalha paralímpica.
Eu sei que a gente poderia mais, eu treinei para fazer mais. Hoje não encaixei um bom lançamento, mas estou feliz. Mais uma medalha para o Brasil.
O segundo esporte que mais contribui com medalhas para o Brasil em Jogos Paralímpicos é a natação. Com dois bronzes conquistados hoje a modalidade soma agora 135. As conquistas na Arena La Defense começaram com o terceiro lugar de Lídia Cruz nos 150m Medley (SM4) e terminaram na última disputa do dia com o bronze para o time brasileiro no revezamento 4x100m livre (S14).
O quadro de medalhas agora ficou com China em primeiro lugar (33 ouros, 27 pratas e 11 bronzes – 71 no total) e Grã-Bretanha em segundo (23 ouros, 12 pratas e 8 bronzes – 43 no total). O Estados Unidos assumiu a terceira posição com o número de medalhas de prata como critério de desempate (8 ouros, 11 pratas e 8 bronzes – 27 no total), seguido pelo Brasil (8 ouros, 4 pratas e 15 bronzes – 27 no total). O país anfitrião – França – ocupa o quinto lugar (6 ouros, 9 pratas e 11 bronzes – 26 no total).
What do you think?