O Brasil confirmou sua fama de potência paralímpica no primeiro dia de competições em Paris 2024. Além das três medalhas conquistadas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) na piscina da Arena Paris La Défense, dupla do tênis de mesa avançou pra semifinal e garantiu no mínimo o bronze.
A natação comprova sua fama de segundo esporte em número de medalhas para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos conquistando na estreia uma medalha de cada metal. Além disso, dos doze nadadores que competiram hoje, sete se classificaram para as finais de suas provas.
Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foi ovacionado ao conquistar com folga o título olímpico nos 100m costas (S2). Ela havia ficado com a prata nessa prova na última edição paralímpica, em Tóquio. Agora ele soma quatro pódios olímpicos (Ouro nos 100m costas S2 em Paris 2024, nos 200m livres e 50m livres S2 em Tóquio 2020; e prata nos 100m costas S2 em Tóquio 2020). Outro super medalhista brasileiro, Phelipe Rodrigues agora soma 9 medalhas em Paralimpíadas. No primeiro dia na capital francesa ele conquistou a prata nos 50m livres (S10). Já Gabriel Bandeira defendia o título olimpico nos 100m borboleta (S14) mas acabou ficando com o bronze.
No tênis de mesa a melhor notícia do dia veio com a classificação de Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira para a semifinal do WD5. O resultado garante no mínimo o bronze, já que a modalidade não tem disputa pelo terceiro lugar nos Jogos Paralímpicos. Depois de vencer a dupla do Egito por 3×0, a dupla brasileira enfrenta amanhã um time da Coréia do Sul pela vaga para a final.
Cátia ainda disputou uma partida nas duplas mistas XD7 ao lado do Lucas Arabian, mas acabaram sendo eliminados ao perder para uma dupla chinesa por 3×1 nas oitavas. Outras duas duplas brasileiras perderam suas partidas e se despedem da competição. Mas o Brasil teve outros resultados positivos na modalidade, com três duplas avançando em suas competições para as quartas e ficando a uma vitória de conquistar medalhas nos Jogos Paralímpicos.
Com os resultados o Brasil ocupa atualmente a sétima colocação no quadro de medalhas, com 3 medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), já que a do tênis de mesa ainda não tem a cor definida e por isso não foi contabilizada. A China lidera (4 ouros e 1 prata – 5 no total), seguida da Grã-Bretanha (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze – 6 no total) e da Itália (2 ouros, 2 pratas e 5 bronzes – 9 no total).
What do you think?