Estreia no próximo dia 28 de junho, às 21h, o documentário “Orgulho Visto de Cima” no canal National Geographic, que mostra celebrações LGBTQIA+ no mundo com uma visão única: aérea. A produção mostra o ativismo histórico, a criatividade e a engenhosidade logística que são necessários para realizar estes coloridos festivais.
A Rainbows on the Hudson, ação organizada pelo iate clube Knickerbocker Sailing Association (KSA), que leva seus integrantes a “desfilar” no Rio Hudson e chegar à Estátua da Liberdade, onde encontram outros barcos e veleiros é um dos eventos mostrados. Há ainda um passeio pelo Greenwich Village, bairro de Nova York historicamente importante na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
O documentário mostra também uma ação realizada na Austrália com o desfile anual em Sydney de salva-vidas, chamada Surf Life Saving Australia. Assim como outras celebrações LGBTQIA+ mais desconhecidas, como a marcha no Sri Lanka, quando apenas 50 pessoas marcham anualmente para aumentar a conscientização sobre as leis contra a comunidade.
Outra curiosidade mostrada em “Orgulho Visto de Cima” é que nas ilhas Tiwi, na Austrália, a comunidade aborígine reconhece a diversidade de gênero. Sistergirl e brotherboy são palavras de autoidentificação para muitos aborígines com gênero diversificado, abrangendo assim diferentes expressões de gênero em um termo. Assim como na cultura zapoteca do sul do México, os muxes são reconhecidos como um terceiro gênero, distinto do masculino e do feminino.
What do you think?