De 25/05 a 06/06, o Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – São Paulo / SP) recebe a 10ª edição da Mostra Todos os Gêneros. Nos dez dias de programação haverá ações reflexivas e espetáculos cênicos e musicais dedicados a cultura e diversidade de identidades. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser garantido online (clique no link).
A mostra abre com o espetáculo “Rainhas”, nos dias 25 e 26 de maio às 20h. Além da homenagem a Rogéria, a peça joga luz em um recorte de pioneiras ainda em atividade na cena transformista e drag queen do Brasil. Sobem ao palco Divina Valéria, Divina Aloma, Sharlene Esse, Márcia Pantera, Divina Núbia, e Ginna D´Mascar. Haverá ainda a participação de Akira, integrante da cultura ballroom e mother da House of Avalanx, e D´Fenix, considerado o embaixador da cultura burlesca no Brasil.
Leia também: Presença Festival celebra o Orgulho LGBTQIA+
No sábado, 27, às 20h, o espetáculo é “As canções que trago em mim…” Realizada em formato de bate-papo musical, homenageia a lendária drag queen Silvetty Montilla com a apresentação de seis canções que trazem memórias de momentos de sua trajetória na carreira e vida pessoal. Domingo, dia 28, às 19h, é a vez de “Vozes Ballroom 4ª edição LSS – Legendaries, Statements e Stars”. Foram convocadas pioneiras, lendárias e estrelas desta cena que representam a essência de diferentes casas de ballroom e mostram a potência artística desta comunidade.
A programação segue nos dias 30 e 31 (terça-feira e quarta-feira), às 20h, com “Revista Babadeira”. Na peça duas drags apresentadoras buscam um tema para escrever o texto de um projeto. Para fechar a programação, nos dias 1 e 2 de junho às 20h30, a atração é o espetáculo “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho”. No palco, o autor, encenador e ator Elmano Sancho evoca uma conflituosa reviravolta de expectativas sobre seu nascimento: os pais esperavam uma menina, mas nasceu um menino.
Haverá ainda uma agenda de show no segundo fim de semana da Mostra Todos os Gêneros. A cantora e compositora paraibana Bixarte sobe ao palco no dia 03/06, às 20h. No dia seguinte (04/06), às 19h, é a vez do show da cantora e compositora baiana Coral.
Em paralelo às apresentações artísticas, uma série de quatro encontros costura a programação. No dia 27, às 17h, Performando a palavra tem participação da dramaturga poeta, diretora teatral, performer e professora Ave Terrena e da atriz e visagista Fabia Mirassos. Em Vivência Ballroom Pioneiras, no dia 01/06, às 19h, as convidadas são as pioneiras Kona Zion e Ákira Avalanx, da comunidade ballroom brasileira. O artista Elmano Sancho e a autora, diretora e atriz Luh Maza participam de I Can’t Breathe e Outros Textos, no dia 02/06, às 17h. O último encontro, Conversa sobre o livro O Brilho das Velhices LGBT+, da ONG EternamenteSOU, acontece no dia 03/06, também às 17h.
What do you think?