Cada vez mais presente no rosto dos homens, a barba exige cuidados para que fique com uma aparência agradável. Mas o assunto ainda é cercado de muitos mitos sobre os cuidados com a barba que acabam confundindo quem adota o visual. Por isso, procuramos um especialista para falar sobre as principais dúvidas a respeito.
Lucas Cavalcanti (conhecido como Caval) é barbeiro das celebridades e parceiro da Dr. Jones. Ele já atendeu celebridades como L7nnon, Matue, Pedro Scooby, GabiGol, entre outros. Para sanar todas as dúvidas, nos ajudou a desmistificar algumas questões sobre a barba. Confira abaixo:
Dá pra fazer a barba sem nenhum produto específico?
Lucas explica que é é possível fazer a barba sem o uso de nenhum produto, porém o risco de lesionar a pele é muito maior. “Toda lâmina causa micro lesões na pele, algumas visíveis outras não”, explica. O especialista destaca que o meio correto de raspagem dos pelos da barba é usar o vapor do banho quente para abrir os poros, seguido de espuma de barbear, ou gel shaving ou balm de barbear parra amenizar o risco das lesões e facilitar o deslizar da lâmina. Após o barbear é indicado um pós barba, de preferência, um que seja voltado para hidratação da pele.
Aparelho de barbear é tudo igual?
O especialista explica que os aparelhos são bem diferentes e é preciso ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, os aparelhos de barbear mais recentes geralmente vêm com mais lâminas para proporcionar um barbear mais rente e suave. No entanto, isso também pode aumentar o risco de cortes, especialmente se não for usado corretamente. A diferença nos cabos pode estar relacionada ao design ergonômico e ao material utilizado, visando proporcionar melhor aderência e conforto durante o barbear. Quanto ao número de lâminas, mais lâminas geralmente significa que mais pelos são capturados e cortados em cada passagem (menos passagem no mesmo lugar, menos micro lesões), resultando em um barbear mais eficiente e suave. Mas ele lembra: “A qualidade do barbear depende não apenas do número de lâminas, mas também da técnica de barbear e dos produtos utilizados”.
Fazer a barba todo dia faz o pelo crescer mais grosso, mais escuro e mais rápido?
“Isso é uma crença da geração dos nossos avós, que diziam que cortar cabelo na máquina engrossava os fios, ou que fazer a barba todo dia engrossava os pelos. Não existe nenhum relato científico que comprove que o contato diário da lâmina com os fios engrossa, escurece ou faz crescer mais rápido”, explica de uma vez. O especialista lembra que as variações no cabelo estão ligadas aos nossos hormônios, por isso, caso haja uma variação hormonal, ela pode impactar diretamente tanto no nosso corpo como, consequentemente, nos nossos fios.
A barba protege o rosto e por isso não há necessidade de cuidados com a pele da região?
A barba, assim como nosso cabelo, acumula cheiros e resíduos do dia a dia e necessita de cuidados. Caval ainda lembra que por estar próxima da boca e acumular resíduos de comida, exige um cuidado ainda maior: “Mesmo que a barba proporcione uma certa proteção contra os raios UV e outros elementos ambientais, ainda é importante cuidar da pele que fica por baixo dela”. Para ele limpeza, hidratação e proteção solar como passos diários de cuidados. E lembra: “Além dos cuidados com a pele, lembre-se de cuidar da própria barba, mantendo-a limpa, hidratada e aparada regularmente para evitar problemas como pelos encravados e irritações da pele”.
Qual o tempo correto para substituição da lâmina?
Caval recomenda a substituição a cada 5 a 10 usos, dependendo da qualidade do material. Mas lembra a importância de higienizar a lâmina de barbear. Para isso destaca as seguintes etapas:
1. Enxágue a lâmina completamente em água corrente para remover todos os resíduos de pelos e espuma de barbear;
2. Se desejar, você pode usar um pouco de sabão neutro ou detergente suave para limpar a lâmina com as mãos ou uma escova macia. Certifique-se de enxaguar completamente após a limpeza;
3. Seque a lâmina cuidadosamente com uma toalha limpa e macia. Evite esfregar com muita força para não danificar as lâminas
4. Para uma higienização extra, você pode usar um pouco de álcool isopropílico. Deixe secar completamente antes de guardar.
Por fim, para o armazenamento, o especialista destaca a importância de manter a lâmina em local seco para evitar a formação de ferrugem e indica o uso de suporte de lâmina específico ou um local arejado onde a lâmina possa secar completamente entre os usos.
What do you think?