Há quem dica que cerveja não combina com doce, mas quem experimentar uma perfeita harmonização de chocolate com cerveja vai mudar de ideia. Ana Paula Nicolino, Sommelier de Cerveja do Grupo Petrópolis, destaca que o chocolate traz aroma, sabor e sensação ao paladar, complementando a cerveja que, por sua vez, contrasta carbonatação com a untuosidade da manteiga de cacau presente no chocolate.
Geralmente, cervejas com maior teor alcoólico harmonizam melhor com chocolates mais cremosos, proporcionando uma experiência mais interessante ao paladar
Ana Paula Nicolino, Sommelier de Cerveja do Grupo Petrópolis
Com sabor mais intenso, perceptível amargor e podendo trazer sensação de secura proveniente dos taninos de cacau, o chocolate amargo combina com a Black Princess Tião Bock, cerveja do estilo German Bock, que traz notas de malte caramelo e um toque brasileiro com a adição de rapadura, proporcionando dulçor que contrasta com o amargor. O chocolate meio amargo, que tem equilíbrio entre amargor, dulçor e cremosidade, irá realçar as características da cerveja A Black Princess APA82, que apresenta notas de malte caramelo e tostado, além de amargor e teor alcoólico médios; que, em contrapartida, realçará o sabor do chocolate.
A Black Princess Dark, com notas suaves de malte torrado e alta carbonatação, contrasta com a manteiga de cacau e doçura, limpando o paladar do chocolate ao leite, que tem dulçor e cremosidade. Cervejas refrescantes, com notas frutadas e especiarias, como a Black Princess Doctor Weiss harmonizam bem com chocolate branco, que tem maior dulçor.
Já chocolates recheados ou temperados podem variar na textura, intensidade de amargor, dulçor, adição de bebidas alcoólicas, geleias, castanhas e outros diferentes ingredientes. Por isso busque cervejas que tenham sabores similares aos adicionados no chocolate. Chocolates com caramelo, por exemplo, harmonizam com a Black Princess Tião Bock. Já os recheados com frutas vermelhas ou castanhas combinam com a Black Princess Miss Blonde.
What do you think?