Ele é considerado um fenômeno na natação paralímpica e uma das principais atrações da Arena La Defense. Com dois ouros conquistados até aqui em Paris 2024, na sua terceira prova Gabriel Araújo ficou sem medalhas. Mas não deixou de fazer história na piscina com a quebra do recorde mundial na sua categoria (S2). Se você não entendeu como isso é possível, a gente explica abaixo.
Para a disputa em Paris a prova dos 150m medley reuniu três classe na mesma disputa, da SM1 a SM3. Todos os finalistas eram da classe SM3, com limitações físico-motoras menores, e apenas Gabrielzinho era da classe SM2. Mesmo assim ele deixou quatro oponentes para trás e terminou a prova na quarta colocação.
O tempo de 3m14s02 porém garantiu ao brasileiro o novo recorde mundial na categoria S2. Gabriel já havia batido o recorde na classificatória com 3m15s06, mas melhorou ainda mais o tempo na disputa por medalhas. A marca anterior também era dele, com 3m23s83, alcançada na etapa do World Series de natação paralímpica de Sheffield, na Inglaterra.
A final em Paris foi vencida Josia Tim Topf (Alemanha). Os outros dois medalhistas foram australianos, com Ahmed Kelly conquistando a medalha de prata e Grant Patterson ficando com o bronze.
What do you think?