Parece estranho, mas se você já ouviu falar sobre pessoas que tiveram orgasmo na atividade física saiba que isso existe. Algumas pessoas sentem prazer sexual ao realizarem atividades físicas, tanto que podem chegar até ao orgasmo durante um exercício.
Leia também: Sexo pode substituir esporte?
Como explica a psicanalista Dra. Andréa Ladislau estímulo às contrações de músculos e relaxamento do corpo em determinadas atividades físicas pode ser um indutor de orgasmo. Neste caso existe até um nome específico: Coregasmo. A palavra é uma mistura dos termos “core”, que significa centro do corpo (neste caso relacionado a músculos da região abdominal, lombar, pelve e quadril) e “gasm”, que é derivada de orgasmo.
O coregasmo é uma reação física e química ao mesmo tempo, que mexe com o psicológico do praticante do exercício e, no fim das contas, gera o prazer e o orgasmo consequente. Ou seja, não se trata da sensação de prazer que um indivíduo sente em praticar atividade física. Ele é resultado da contração abdominal, lombar ou pélvica durante um exercício.
Estudos comprovam que esse tipo de orgasmo é mais comum em mulheres, especialmente em alguns tipos de exercícios como agachamentos, levantamento de pesos, abdominais, yoga, spinning, ciclismo, entre outros. Uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos (2012), apontou quem um terço das mulheres chegaram ao ápice com um orgasmo na atividade física.
A contração dos músculos do assoalho pélvico acabam ativando também o clitóris. Esta ativação constante emite uma mensagem ao cérebro que libera neurotransmissores do prazer (como serotonina, endocanabinoides e opioides), podendo levar algumas mulheres a atingir o orgasmo durante a pratica de exercícios. A sensação será a mesma do orgasmo provocado pelo ato sexual: tremor, revirar de olhos, sensação de choque no corpo e a região íntima umidecida.
Andréa destaca que é preciso se libertar dos tabus e das limitações em se permitir sentir prazer e aceitar que o orgasmo nada mais é que um mecanismo de auxílio do corpo e da mente. “Q orgasmo espontâneo contribui para a satisfação e o bem estar”, conclui.
What do you think?