Uma curiosidade sobre os campeões olímpicos do Vôlei de Praia em 2024 é que eles já tinham uma medalha de ouro em Olimpíada, mas da Juventude. Tanto Duda/Ana Patricia (Brasil) quanto Ahman/Hellvig (Suécia) já subiram no lugar mais alto do pódio em edições de Jogos Olímpicos da Juventude, evento criado em 2010 pelo Comitê Olímpico Internacional para fomentar o futuro do esporte.
A dupla brasileira venceu a edição de Nanquim (China), em 2014, iniciando uma parceria de sucesso. Elas tiveram um período jogando com outras parceiras, tendo inclusive participado de Tóquio-2020 com duplas diferentes. Mas depois da Olimpíada no Japão voltaram a formar um time e conquistaram a tão sonhada medalha de ouro para o vôlei de praia feminino, vinte e oito anos depois da primeira (e até então única), conquistada em Atlanta-1996 por Sandra Pires/Jackie Silva, ao derrotarem as canadenses Humana-Paredes e Wikerson por 2×1.
Já os atuais campeões olímpicos no vôlei de praia masculino conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires (Argentina), em 2018. Seis anos depois eles estrearam em uma edição olímpica principal e já conquistaram o ouro em Paris 2024 ao vencerem os alemães Ehlers e Wickler por 2×0.
What do you think?