Uma tendência tem sido destaque no TikTok, onde jovens e adolescentes estão compartilhando vídeos em que relatam o uso da dipirona – medicamento utilizado para aliviar a febre e dores em geral – como uma forma de curar a dor do término de relacionamento. Procuramos um especialista para explicar se isso é mito ou verdade.
Até por não necessitar de receita para adquirir o produto a dipirona é um dos remédios mais consumidos no Brasil (em 2022, mais de 200 milhões de doses do medicamento foram vendidas no país, segundo levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mas seu uso sem recomendação médica apresenta riscos. “A dipirona tem um potencial efeito negativo sobre a medula óssea, que pode resultar em condições como a agranulocitose, o que fez com que a comercialização do remédio seja proibida em diversos países”, destaca Andressa Keiko Matsumoto, Doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Farmácia da Universidade Positivo – Londrina.
A especialista lembra que ele reduz a formação de prostaglandinas, que são mediadores importantes no processo inflamatório e na resposta do sistema imunológico, melhorando os sintomas associados à inflamação, por isso é eficaz no tratamento de dores e febre. Mas, fisiologicamente falando, a dipirona não tem ação na dor emocional.
Andressa aponta que, ao tomar o medicamento, a sensação de alívio dessa dor pode advir do efeito placebo: “Isso acontece devido às expectativas positivas do paciente em relação ao tratamento, bem como a crenças na eficácia do mesmo”. Por isso não há recomendação e é inclusive arriscado o uso da Dipirona para curar a dor do término de relacionamento.
What do you think?