Para quem já está com saudade em acompanhar o Brasil competindo, a partir do dia 28 de agosto Paris recebe mais uma edição dos Jogos Paralímpicos. E os atletas da delegação brasileira começaram a chegar no país e a treinar para fazer a aclimatação para a competição. As de remo, tênis de mesa e vôlei sentado realizaram hoje (14/08) os primeiros treinos em Aube, cerca de 160 km da capital francesa.
Leia também: Jogos Paralímpicos terão atleta trans pela primeira vez
Entre os mesa-tenistas, Bruna Alexandre, primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, é um dos destaques (clique no link para ler mais a respeito). Também é nesse esporte que está a mais jovem competidora de toda delegação brasileira. Sophia Kelmer, de 16 anos, falou sobre a estrutura da aclimatação:
O Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa têm proporcionado uma estrutura excelente, tanto nos hotéis como nas arenas esportivas. Além disso, estamos comendo uma comida brasileira e isso faz toda a diferença. Estamos nos preparando da melhor maneira possível para os Jogos.
Outras modalidades que já tem seus atletas na França são Remo e Vôlei Sentado. As próximas que chegarão amanhã (15/08) são as seleções feminina e masculina de Goalball. Ao todo, 215 atletas de 13 modalidades farão aclimatação para os Jogos Paralímpicos na região de Aube. Todos os integrantes já receberam do CPB o kit completo com os uniformes antes da saída do Brasil, ao contrário do que fez o COB que entregou na França e gerou discussão as redes sociais.
O Brasil será representado por 279 atletas em 20 modalidades em Paris 2024, sendo assim a maior delegação nacional na história da competição fora do Brasil. O recorde foi na Rio 2016, com 278 atletas de 22 modalidades. Na última Paralimpíada, em Tóquio, foram 259 participantes.
What do you think?