Ousadia é a palavra que define o mais novo projeto da Maison Mumm. Foi apresentado esta semana o Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar, projetado para ser degustado com gravidade alterada. A novidade será testada na próxima missão Axiom Space, com vistas à experiência do ritual de uma degustação clássica em condições espaciais reais.
Esse ambiciosa projeto nasceu em 2017. Cercada dos melhores especialistas, a Maison Mumm empreendeu a pesquisa e experimentação em colaboração com Octave de Gaulle, fundador da agência SPADE especializada no design de objetos espaciais, o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e Jean-François Clervoy, astronauta francês da ESA, veterano de três missões espaciais com a NASA.
Para garantir o sucesso do Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar, o Chef de Caves da Maison Mumm, Laurent Fresnet, também realizou um vôo parabólico para garantir o respeito às características organolépticas e a integridade do líquido, para depois finalizar o lote específico deste cuvée. Ao final de quatro anos o champagne atende aos requisitos do CNES em termos de segurança e conformidade técnica para degustação com ausência de gravidade.
“A inovação faz parte da identidade da Maison Mumm desde 1827. Já em 1904, a Maison Mumm esteve presente ao lado do comandante Jean-Baptiste Charcot para celebrar o sucesso da primeira expedição francesa à Antártida. O Mumm Cordon Rouge Stellar é uma ilustração perfeita disso. Este projeto reúne um excelente know-how francês e nos orgulha. “, lembra César Giron, presidente da Maison Mumm.
As condições para degustar champagne na ausência de gravidade diferem fisiologicamente, com uma alteração perceptível do olfato. A efervescência do Champagne também é modificada: as borbulhas não sobem mais à superfície, não liberam as moléculas de aroma que contêm. A sequência sensorial é específica: a visão é solicitada primeiro, depois o cuvée – em forma espumosa – entra em contato com os lábios e a boca. Uma vez que entra na boca, esta espuma reveste as paredes por ação capilar. Com a diminuição do olfato, a percepção geral do vinho muda. Algumas notas são percebidas mais do que outras.
Por isso, Laurent Fresnet selecionou um lote de Mumm Cordon Rouge feito com uvas da safra de 2016 – sendo a maioria Pinot Noir, a casta emblemática e assinatura da Casa – e completou (até 36%) com vinhos de reserva dos últimos cinco anos. Com envelhecimento prolongado até cinco anos e um licor de dosagem elaborado a partir de vinhos envelhecidos em barricas de carvalho, o liquido traz um toque de baunilha e notas de patisserie. Assim, Laurent Fresnet reforça as características do estilo Mumm para se adaptar às condições de degustação onde os sentidos – olfativo e gustativo – são alterados.
What do you think?