O que já era a maior deleção brasileira em uma edição de Jogos Paralímpicos fora do país se tornou ainda maior. O Brasil que já tinha confirmado 279 atletas para Paris 2024 ganhou mais uma representante. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) convidou a alagoana Marivana Nóbrega, do arremesso de peso na da classe F35 (paralisados cerebrais), para participar da Paralimpíada.
Segundo informações do Comitê Paralímpico Brasileiro o convite para atletas é algo comum nos Jogos Paralímpicos, para ter mais competidores participando. Apesar de boa colocação no ranking mundial, Marivana não atingiu o índice classificatório brasileiro. Porém, com o convite do IPC se junta aos outros competidores brasileiros.
Entre suas principais conquistas na carreira, está a medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; bronze no arremesso de peso no Mundial Dubai 2019; bronze no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; bronze no arremesso de peso no Rio 2016, e outro bronze na mesma prova no Mundial Doha 2015.
A maior delegação brasileira até hoje foi na Rio 2016 com 278 atletas. Em edições da competição fora do Brasil, o recorde era em Tóquio 2020 com 259 convocados. Em Paris seremos representados por 255 atletas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Crédito da foto: Alê Carvalho / CPB
What do you think?