Há 28 anos atrás (Atlanta 1996), quando a modalidade estreou no programa olímpico, o Brasil já mostrava a sua força com uma final exclusiva de duplas brasileiras no Vôlei de Praia feminino. Mas a vitória de Duda e Ana Patrícia, que conquistaram ontem (09/08) o ouro em Paris 2024, consolidou nosso país como o maior medalhista entre as mulheres nas areias olímpicas.
Maior rivalidade ao longo dos tempos, brasileiras e estadunidenses estavam empatadas com sete medalhas cada. Como nossa rivais ficaram de fora este ano e as brasileiras subiram no lugar mais alto do pódio, nosso país assumiu a liderança com oito medalhas conquistadas. O Brasil já era o país com mais medalhas no vôlei de praia, juntando masculino e feminino, mas se isolou ainda mais na liderança chegando a 14 pódios contra 11 dos Estados Unidos.
A conquista de ontem, junto com a prata de Isaquias Queiros na Canoagem de Velocidade (C1 – 1000m) e o bronze de de Alison dos Santos nos 400m com barreiras no atletismo, colocou o Brasil na 17ª posição do quadro de medalhas em Paris 2024. Agora somamos 3 ouros, 6 pratas e 9 bronzes; mas ainda temos mais uma medalha garantida com o futebol feminino que disputa em instantes a decisão do ouro.
What do you think?