O dia foi recheado de medalhas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos e duas delas vieram graças a protesto bem sucedidos do Comitê Paralímpico Brasileiro. Nessa (30/08) nosso país conquistou, assim, 10 medalhas e terminou o segundo dia de competições na terceira colocação do Quadro de Medalhas.
O dia começou com bons fluidos já que o primeiro pódio com participação brasileira teve logo dois medalhistas. Júlio Agripino conquistou o ouro e Yeltsin Jacques o bronze nos 5.000m (T11) no Stade de France. O atletismo começa ali um dia de conquistas, terminando a sexta com 5 medalhas no total. Ainda foram campeões olímpicos Ricardo Mendonça nos 100m (T37) e Petrúcio Ferreira nos 100m (T47). Já Giovanna Boscolo teve sua medalha de bronze anunciada horas depois do fim das provas do dia. A atleta do lançamento de club (F32), que havia terminado na quarta colocação, herdou o bronze após um apelo do CPB que desclassificou a então campeã olímpica.
Outra modalidade que contou com o trabalho atento do Comitê Paralímpico Brasileiro foi a natação. Talisson Glock havia sido desclassificado nas eliminatórias dos 200m medley (SM6), mas com recurso aceito pode disputar a final e conquistou a medalha de bronze. Ele ainda retornou mais tarde a piscina para ajudar o time brasileiro a conquistar mais um bronze, dessa vez no revezamento 4x50m livre 20 pontos.
O taekwondo também contribui para o bom desempenho brasileiro no dia. Ana Carolina Moura (até 65kg) conquistou uma inédita medalha de ouro no feminino da modalidade e Silvana Fernandes ficou com o bronze (até 57kg). Por fim, no tênis de mesa a delegação brasileira terminou a sexta com o bronze de Cátia Oliveira e Joyce Quinzote confirmado (duplas WD5), além de outras duas medalhas garantidas com as vagas nas semifinais de Bruna Alexandre e Danielle Rauen (duplas feninias MD18) e Cláudio Massad e Luiz Manara (duplas masculinas MD18).
O Brasil soma agora 13 medalhas em Paris 2024, sendo 5 ouros, 1 prata e 7 bronzes. Com esse resultado ocupa a terceira colocação no quadro de medalhas, atrás da China (12 ouros, 9 pratas e 4 bronzes – 25 no total) e da Grã-Bretanha (6 ouros, 6 pratas e 3 bronzes – 15 no total).
What do you think?