No melhor dia na capital francesa até aqui, o Brasil conquistou 11 medalhas e soma agora 38 (12 ouros, 8 pratas e 18 bronzes). Com isso Paris 2024 já se tornou a 5ª melhor edição de Jogos Paralímpicos em número de pódios conquistados pelo nosso país. O dia ainda teve mais uma medalha garantida no tênis de mesa, com Bruna Alexandre chegando a semifinal (não há disputa de terceiro lugar na modalidade em Paralimpíadas).
Curiosamente a primeira e última medalhas conquistadas por brasileiras nesta segunda (02/09) foram históricas. De manhã cedo Ronan Cordeiro conquistou a prata no triatlo (PTS5) e no fim do dia Vitor Tavares garantiu o bronze na disputa de simples do badminton (SH6). As duas modalidades nunca tinham ganho uma medalha paralímpica para o Brasil.
Já as outras conquistas vieram dos esportes que mais acumulam pódios brasileiros na história dos Jogos Paralímpicos. O atletismo fez bonito no Stade de France com 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze (5 no total) e a natação conquistou 2 ouros, 1 prata e 1 bronze (4 no total) na Arena La Defense.
As duas modalidades tiveram dias históricos para seus atletas. Enquanto no atletismo Beth Gomes conquistou duas medalhas no mesmo dia (prata no arremesso de peso pela manhã e ouro no lançamento de disco a tarde) e Claudiney Batista se tornou tricampeão olímpico no lançamento de disco; na natação Gabrielzinho conquistou sua terceira medalha de ouro em quatro provas disputadas e Carol Santiago conquistou o seu segundo título olímpico na capital francesa, se tornando assim a atleta mulher do Brasil com maior quantidade de ouros paralímpicos (5 na carreira).
Outra curiosidade foi um pódio em família na natação. As gêmeas Débora e Beatriz carneiro ficaram, respectivamente, com prata e bronze nos 100m peito. As outras medalhas do Brasil foram no atletismo com a prata de Aser Mateus de Almeida no salto em distância e o bronze de Vinicius Rodrigues, que ficou famoso ao participar do BBB 24, nos 100m masculino.
O Brasil chegou assim a 38 medalhas (12 ouros, 8 pratas e 18 bronzes) nos cinco primeiros dias de competição em Paris 2024. O país ocupa a quarta colocação no quadro de medalhas, atrás da China (43 ouros, 30 pratas e 14 bronzes -87 no total), Grã-Bretanha (29 ouros, 15 pratas e 10 bronzes – 54 no total) e Estados Unidos (13 ouros, 19 pratas e 10 bronzes). Na quinta colocação está a França, país anfitrião( 11 ouros, 10 pratas e 13 bronzes – 34 no total)
What do you think?