Pesquisa recente realizada pela WGSN mostra que 40% dos homens entre 31 e 45 anos passa cerca de 45 minutos diários cuidando da aparência. O mercado de cosmética focou seu olhar nesse “novo público” e já oferece produtos específicos de linha masculina. Mesmo assim ainda é um aprendizado sobre a importância dos cuidados com o corpo, algo que o mercado feminino já domina há mais tempo.
Segundo Dr. Thiago Vinicius Cunha, dermatologista e proprietário da clínica Espaço Arquétipo, além de parceiro de Dr. JONES, marca de autocuidado masculino do Grupo Boticário, é fundamental olhar com atenção para a pele como um todo, não somente para o rosto. Algo que traz benefícios como a prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo do câncer de pele.
“Com o passar dos anos, os mecanismos naturais de proteção e hidratação, que constituem a chamada barreira cutânea, ficam menos eficientes – o que pode causar manchas, flacidez, ressecamento, entre outros aspectos que vão muito além da aparência e estão diretamente relacionados com a saúde, como ocorrência de infecções fúngicas”, afirma o especialista.
Adotar uma rotina adequada de autocuidado também ameniza os sinais da idade e evita doenças cutâneas, irritações e inflamações. Para isso o bodycare precisa ser constante e até mesmo diário, de acordo com as necessidades da pele. Mas o especialista alerta que não existe um manual de autocuidado pré-definido para homens.
É importante procurar um dermatologista de confiança, que auxiliará a entender melhor as particularidades da sua pele. No entanto, temos algumas etapas que são fundamentais e quase que obrigatórias para todos: limpeza profunda, hidratação e proteção solar
Dr. Thiago Vinicius Cunha, dermatologista,
Ele destaca ainda que não há idade certa para começar a se tratar. Pelo contrário, quanto antes adotar uma rotina de cuidados pessoais, melhor será para a saúde da pele.
What do you think?