A edição 2023 da Parada LGBT+ de São Paulo foi um sucesso e o público presente pretende voltar na próxima edição. Um relatório divulgado pelos organizadores mostrou que 95,7% dos entrevistados pretendem voltar em 2024. A fidelização se comprova ao comprovar que mais da metade (57,8%) também participaram da edição de 2022.
O sucesso foi registrado de forma geral, com 72,5% achando fácil circular na Parada LGBT+ de São Paulo, 69,6% se sentindo seguro e 86,9% afirmando que o evento estava bem sinalizado. Ainda, 91,7% acharam a organização do evento boa e 94,2% acreditam que a prefeitura deve continuar investindo em eventos como esse.
Nesta edição a estádia média doa participantes vindos de fora de São Paulo foi de 3 noites e o gasto médio foi de R$ 1.106. Na parada em si o gasto médio foi de R$ 130,45 por pessoa. O potencial turístico ainda é grande, já que 58,1% são da própria cidade e 86,1% do estado. Apenas 13,2% dos participantes vieram de outros estados. Um desafio para organizadores e entidades buscarem atrair um público maior de viajantes.
A participação feminina ganhou um bom impulso nessa edição (46,3%), com quase o mesmo número de participantes homens (49,8%). A grande maioria (55,5%) se identifica como homossexual, seguido por 21,1% de bissexuais. Os aliados heterossexuais representaram 16,9% dos participantes. Quanto a identidade de gênero, 86,8% de identificam como cisgênero, 6,7% como transexual ou travesti e 6,2% como não binários. O público é mais jovem: 33,7% de 18 a 24 anos, 26,7% de 25 a 29 anos e 24,5% de 30 a 39 anos.
O meio de transporte mais usado para chegar a Parada LGBT+ de São Paulo foi o metrô (57,8%) e a maioria curtiu mesmo apenas o evento, já que 65,6% afirmou que não iria a mais nenhum outro evento na cidade. A principal motivação foi curtir a parada (68%), seguido pela luta por direitos (40,8%).
What do you think?