Levantar o debate sobre a importância do acolhimento familiar na adolescência LGBT é o que motivou a pedagoga e escritora Zenilda Cardozo a publicar seu terceiro livro. Em “Meu menino Colorido” ela usa uma experiência dentro da família para trazer luz ao assunto.
Seu sobrinho Guilherme sofreu intensos ataques homofóbicos na escola, mas com o apoio da mãe e da tia, ele conseguiu passar por uma das fases mais difíceis de sua vida. É dessa inspiração que ela criou o enredo, que foca na história de um garoto queer que, devido às violências sofridas, pensa em desistir de tudo, mas é salvo pelo acolhimento familiar.
No enredo, voltado principalmente ao público pré-adolescente, Zenilda destaca os conflitos internos de um garoto ao se descobrir diferente de outros moradores do Planeta das Caixinhas. Feito de diversas cores, o protagonista sente não pertencer àquele lugar. O preconceito leva-o a pensar em desistir de tudo, mas antes disso é salvo pelo amor da mãe.
Zenilda se inspirou na literatura de cordel para escrever o enredo em rimas que conferem ritmo à leitura. Um boneco de pano foi confeccionado à mão especialmente para compor as fotos da obra. As páginas com cores vivas remetem à bandeira LGBTQIA+.
Lançado pela editora LC Editorial o livro custa R$ 40.
What do you think?