No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06), a Globoplay estreia um documentário sobre a cena ballroom no Rio de Janeiro. “Segura Essa Pose” mostra este movimento que mescla dança, moda, performance, música e competição, onde jovens LGBTQIA+, pretos e periféricos constituem famílias, batizadas por eles de “houses”.
Quem conduz o público durante toda a série é Luky Império, artista e pai da ‘House of Império’. Em cada um dos sete episódios, é possível acompanhar uma competição, conhecer as categorias e, por fim, a premiação.
A ballroom é uma perspectiva de futuro, um lugar onde essas vidas são celebradas. Ver esse movimento, essa cultura integrando o catálogo do Globoplay, é ter a certeza de que iremos alcançar muitas pessoas, além do que imaginávamos.
Sandro Lima, diretor geral de “Segura Essa Pose”
Mas do documentário também mostra como o mundo é desafiador para esses artistas. Enquanto a produção exalta as batalhas eletrizantes, acompanha as trajetórias pessoais. Entre as diversas histórias apresentadas, a primeira é a da Makayla Sabino. Moradora do Complexo do Alemão, conjunto de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, ela criou forças na cena ballroom para se colocar como pessoa trans na sociedade e ganhou projeção como a primeira dançarina trans da cantora Anitta.
What do you think?